sexta-feira, 28 de maio de 2010

POR ONDE ANDAM OS ENFEITES?


Quando a época de Copa do Mundo se aproxima, mutirões se organizam para uma missão que não se resume apenas em torcer: enfeitar as ruas com as cores do Brasil. O mais interessante é que a copa coincide com uma das nossas maiores manifestações populares, as festas juninas. Mas uma pergunta martela na minha cabeça: por onde andam os enfeites?.

Ando pelos bairros da zona norte do Rio de Janeiro - onde essa tradição é muito mais latente e onde o Rio é genuinamente mais carioca - e percebo que não há muitas ruas enfeitadas, poucas bandeirinhas ou muros pintados. Consequentemente há menos mutirões que transformam a tarefa de enfeitar as ruas pra Copa numa festa à parte, com direito a churrasco, comilança e cervejadas..

Ao mesmo tempo em que acho esse fato um tanto quanto triste, vejo também como um reflexo de um povo que não reagiu bem à lista dos convocados e não deposita lá muitas esperanças e confianças no time que o Brasil leva pra África. A reprovação e a desconfiança estão, literalmente, nas ruas do país.

Nenhum comentário: