quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

JÁ É NATAL?

Da segunda metade de novembro até o dia 24 de dezembro, as ruas se transformam num formigueiro decorado em vermelho, verde, dourado, prata, renas, papais noéis e figuras típicas do polo norte, completamente deslocadas do nosso clima. O que era um formigueiro, se transforma em algo muito pior. Anúncios, ofertas, promoções. É época de natal.

Pelo que me consta, o natal é no dia 25 de dezembro, mas nossa ânsia é tão grande que já comemoramos na véspera e planejamos com quase um mês de antecedência, a festa do nascimento de Jesus. Não sou religioso e também não sou daqueles chatos radicais. Há quem diga que é data pra reflexão, desejar paz e aquelas hipocrisias de sempre. Há também quem simplesmente por serem ateus ou qualquer coisa simplesmente preferem comer pizza e ver TV. Gosto do natal porque tem muito presente e muita comilança. Mas confesso que sempre fico assustado com o frenesi que essa data desperta.

Mas a pergunta que fica é a seguinte: já é natal? Sim, dizem muitos no embalo do comércio. Não, dizem outros mais coerentes com o calendário e dizem que é só no dia 25, embora a sombra da véspera permanece presente na cabeça. Enquanto os formigueiros feitos de asfalto, ferro e gente seguem na frenética procura por presentes, seguimos todos com essas confusões do cotidiano, impulsionadas pelo comércio. Mas natal mesmo, só no dia 25.

Um comentário:

lainevidal disse...

O Padre da paróquia aqui perto de casa diz q o comércio tá montando as coisas cada vez mais cedo, atropelando tudo e q daqui a pouco é o coelhinho da páscoa q vai estar trazendo os presentes de natal e montando a árvore.

Pior de td era eu no meio da missa imaginando o coelhinho da páscoa fantasiado de papai noel!kkkkkkk