terça-feira, 13 de janeiro de 2009

BOTINADA (2006)


Lançado em 2006, o documentário "Botinada" narra as origens do movimento punk no Brasil. A bela e árdua iniciativa partiu do ex-VJ da MTV Gastão Moreira, que em 4 anos, foi em busca do paradeiro das pessoas que fizeram parte e também das testemunhas que presenciaram in loco todo o acontecimento histórico. Segundo Gastão Moreira, foram 4 anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras.

A narrativa do documentário é uma criativa colcha de retalhos muito bem construída, onde as peças são os relatos dos entrevistados, imagens raríssimas de filmes, panfletos, matérias e até uma animação contando o perrengue que foi um dos primeiros shows punk na periferia de São Paulo. A trilha sonora? Punk rock brazuca das bandas pioneiras como Restos de Nada, Cólera, AI-5 (de fita k7!), Hino Mortal, Inocentes, Olho Seco, Garotos Podres e etc.

Outro fator pertinente no documentário foi tratar prioritariamente da cena paulista, que com toda certeza foi a maior e mais importante, tanto pelo alarde como pelos fatos históricos. Diferente do que muita gente pensa e costuma falar por aí (a própria mídia), a coisa toda definitivamente não começou em Brasília. Mesmo assim, a cena do Planalto Central, assim como as bandas seminais do Rio de Janeiro e Porto Alegre (Replicantes), foram retratadas nos extras do DVD.

O documentário mostra também a antipatia da mídia, da sociedade, a guerra entre gangues, a dificuldade tanto pra conseguir material como pra gravar discos, a atitude dos punks em peitar a ditadura militar no Brasil ao falar em suas letras o abuso de poder, a exclusão social que sofriam já que eram todos da periferia e obviamente, a censura.

Diferente do que muita gente pensa, o movimento punk brasileiro mostrou todo inconformismo e revolta, além de mostrar que é possível ir além dos limites. O lema "faça você mesmo" é algo que todos que estão no underground levam na cabeça. Confesso que as opiniões dos punks sobre os medalhões da MPB são as mesmas de quem vos escreve e assino embaixo. Mas para saber, vá correndo atrás do DVD, que é um fidedigno retrato de um dos capitulos mais importantes do rock no Brasil.

Nenhum comentário: