segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CAMINHOS TORTUOSOS

Muitas pessoas me perguntam a respeito dos shows do Vox Mortem, sobre quando rolará o próximo, por onde temos tocado. Muitas das pessoas não tem idéia do que acontece, outras tem um mínimo de noção da realidade ingrata que é ter uma banda de heavy metal no Brasil - e ainda mais no Rio - e nenhuma delas vão aos shows.

De qualquer forma, não culpo ninguém. Não gostaria de tocar pra pessoas que não gostam ou que não tem a mínima idéia do que está acontecendo no palco e agradeço pela consideração das perguntas. Além do mais, o público de heavy metal no Rio de Janeiro é precário, a cidade que ainda cisma em ser a capital cultural do Brasil (que pra mim é SP ou Nova York, onde há espaço pra tudo e pra todos) carece de bons clubes pra tocar, a falta de espaço enorme para as bandas undergrounds e as poucas casas que prestam o serviço de abrir as portas pra bandas de rock, permanecem numa mentalidade tacanha, mesquinha e até mesmo preconceituosa.

A mentalidade correta seria da seguinte forma: o dono da casa, cujo interesse é de vender e ver sua casa cheia, deveria abrir espaço para as bandas/artistas já que elas trariam com seus shows, novos clientes e consumidores pro estabelecimento. Assim, todos saem ganhando adeptos: a banda, novos fãs e o bar, novos freqüentadores. Mas o que se vê o tempo todo é o dono do estabelecimento cobrando taxas absurdas das bandas/artistas ou venda de ingressos. Não sei onde que esses caras enxergam grana fácil, visto que músico precisa na maioria esmagadora das vezes, ter emprego paralelo pra sobreviver e leva prejuízo direto. Nem vale citar o exemplo de quem toca heavy metal, as ovelhas negras que trilham pelos caminhos mais tortuosos da cena alternativa.

Seria muito legal tocar em lugares com o mínimo de estrutura e inclusive respeito, tanto para os músicos como para os espectadores. Mas infelizmente a coisa não acontece dessa forma. É o preço que se paga por trilhar caminhos alternativos numa cidade mesquinha, fútil, elitista e sedenta por modismos vazios e saudosismos baratos. Coisas da vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Du, conversamos bastante sobre isso ja, tanto no msn, qto ao vivo qdo vcs vieram tocaar por aqui...isso eh uma realidade em todos os lugares...infelizmente...isso vem da "cultura" brasileira, que nao incentiva a sua propria cultura, e seus movimentos...ironico nao???
Enfim....boa sorte pra vcs, e pra nos tb!!pq nao!?!??!? bora tocar pra ca denovo?!? grande abraçooo!

Anônimo disse...

Hoje em dia e muito difícil si ter uma banda aqui no Rio.
Existe uma falta de apoio muito grande.
Claro que não generalizo, pois tem gente seria nesse meio, pena que e a minoria, entre publico, organizadores e ate mesmo as bandas.
Pra que as bandas tenham o espaço que merecem e para que possamos ter uma "cena" descente, muitas pessoas tem que mudar seu modo de pensar.

Fàbio. disse...

Cultura, modo de pensar, atitudes, pode ser o nome que for, mas ta intriseco no sangue brasileiro e historicamente evidente, pra que tudo seja no minimo "justo" e "certo" só quebrando o pau! No bom e velho "Bate ou apanha" da nossa nação.