quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

WAYNE'S WORLD 2 (1993)


Muitos acharam que a adaptação do quadro do programa "Saturday Night Live" da TV americana teria vida curta, mas um ano após a estréia de "Wayne's World", chegou aos cinemas a sua segunda parte. Como toda sequência, "Wayne's World 2" teve o desafio de superar o antecessor ou correr o sério risco do fracasso. Mas não foi o que aconteceu.

Desta vez, Wayne se pergunta: há vida após o cabo? Eis que ele recebe a resposta em um sonho, onde Jim Morrison acompanhado do índio mudo diz: "faça um concerto de rock". Wayne e Garth então resolvem realizar o festival com o sugestivo nome de "Waynestock" na sua cidade, Aurora. Assim como no primeiro, eles se metem em várias situações: enquanto procuram ajuda para realizar o show, o produtor musical (Christopher Walken) de sua namorada (Tia Carrere) está interessado em casar e levá-la pra Los Angeles. Wayne precisa além de realizar o festival, recuperar sua namorada (Tia Carrere) e evitar o casamento, enquanto Garth encara as investidas da ninfomaníaca Honey Hornée (Kim Basinger) e recruta as pessoas mais estranhas pro staff do festival.

"Wayne's World 2" menciona e satiriza ao longo da história clichês de romances, filmes chineses de artes marciais, como na cena em que Wayne conhece o pai de Cassandra, e cenas existentes em outros filmes - vide The Doors e o índio que acompanha Morrison -, o então recente "Telma e Louise" e sobra piada até pro Village People. Apesar das semelhanças com o primeiro filme, a sequência não foi de nenhum modo repetitiva e inclusive se reciclou através das sátiras que aparecem a todo momento. Para muitos, "Wayne's World 2" é melhor que o primeiro e contou com um elenco repleto de participações especiais, como Kim Basinger, Kevin Pollak, Chris Farley (outra revelação do Saturday Night Live, da TV americana), Drew Barrymore, Jay Leno, Charlton Heston, Ed O'Neill (famoso como Al Bundy, de "Married With Children") e o Aerosmith, que toca no "Waynestock", comprovando o sucesso do filme.

Para o canadense Mike Myers, as duas partes de "Wayne's World" serviram como um divisor de águas em sua carreira. Desde então, Myers participou de vários filmes como "Austin Powers" e "Shrek" (na voz do personagem principal). Dana Carvey continuou sua carreira como humorista na TV americana e um dos principais nomes do "Saturday Night Live", de onde surgiu o quadro, antes de chegar ao cinema.

Nenhum comentário: