sábado, 7 de fevereiro de 2009

WAYNE'S WORLD (1992)


Conhecido no Brasil pelo nome de “Quanto Mais Idiota Melhor”, que de longe é a pior tradução já feita para filmes estrangeiros no Brasil, “Wayne’s World” é estrelado e escrito por Mike Myers (no papel de Wayne Campbell e fã declarado de Aerosmith) e Dana Carvey (o amigo de Wayne, Garth Algar). A comédia chegou aos cinemas na América do Norte em fevereiro de 1992 e foi um sucesso de bilheteria.

Wayne é um típico fã de heavy metal que vive no subúrbio de Chicago, decide transmitir um programa de TV via cabo direto do porão da sua casa e chama seu melhor amigo, o excêntrico Garth, pra apresentar junto com ele. O programa ganha popularidade até chegar ao ponto de chamar a atenção de Ben Oliver, um executivo da televisão que oferece a Wayne e Garth um contrato gordo com direito a patrocínio milionário para transmitir o programa no seu canal.

Com o programa sendo transmitido em rede nacional, eles sentem o gosto da fama, Wayne fica apaixonado por Cassandra Wong, uma belíssima chinesa/americana vocalista de uma banda de rock (estrelada pela havaiana Tia Carrere) e acabam descobrindo rapidamente que a estrada rumo ao estrelato é cheio de confusões, perigos, tentações e muitas oportunidades para ir a festas repletas de beldades e astros do rock.

Como todo bom filme de “comédia rock”, a trilha sonora é de muito bom gosto e, no caso de “Wayne’s World”, traz a participação especial de Alice Cooper. Uma das cenas clássicas acontece logo no início do filme quando os caras estão no carro, um deles completamente bêbado indo pra noitada e cantam - ou melhor, berram - “Bohemian Rhapsody” do Queen.

A comédia pode ser considerada um marco nos filmes que mesclam comédia e rock, tanto quanto o pioneiro Spinal Tap de 1984. O roteiro e a história do filme mergulham direto no mundo do rock. O sucesso foi tão grande que no ano seguinte foi produzido a continuação do filme, assim como alguns anos mais tarde o cinema americano passaria a produzir, mesmo que esporadicamente, filmes com temática semelhante a de “Wayne’s World”, vide o exemplo de “Os Cabeças de Vento”, de 1994.

Nenhum comentário: