terça-feira, 17 de março de 2009

CAÇA ÀS BRUXAS DIGITAIS



O site de relacionamento "orkut", administrado pelo Google, perdeu nesta semana a sua maior comunidade, "Discografias", com mais de um milhão de associados. De quebra, as comunidades relacionadas "Trilhas Sonoras de Filmes", "Trilhas Sonoras de Novelas", "Coletâneas (V.A.)" e "Pedidos, Dicas/Dúvidas" entraram também na lista negra e saíram do ar. Segundo os moderadores, o motivo do fim das atividades foi devido às ameaças que estavam sofrendo dos órgãos de defesa dos direitos autorais que recebem total apoio das grandes gravadoras.

Nota-se claramente que após o fim da comunidade, o processo contra o pirate bay na Suécia, a insistente campanha das gravadoras contra a pirataria - que por sinal é um equívoco que vale ser comentado depois -, os projetos de criminalização dos downloads, o fim de canais no You Tube e até (contraditório, né?) a criação de perfis e canais no mesmo e no My Space são uma espécie de "caça às bruxas digital".

Não é necessário dizer aqui que isso é apenas um paliativo, já que a troca de arquivos e as diversas fontes, blogs e links, sem contar nos programas como emule, lime wire e tantos outros vão continuar. A indústria fonográfica vai continuar insistindo nessa queda de braços, cientes de que estão falindo. O que serve de oxigênio e alicerce para elas é a grana.

Aqui se faz, aqui se paga. Eis um ditado velho e muito sábio. As grandes corporações que no passado se achavam invencíveis e eternas detentoras dos direitos e das músicas, que lançavam e tabelavam o preço de acordo com o que era conveniente e lucrativo para elas, agora preparam uma nova inquisição, uma temporada de caça às bruxas, com o objetivo de proibir a troca de arquivos, o acesso às mais variadas formas de cultura e vão gastar o que for possível para ter de volta todo o poderio de outrora. Sinceramente, a internet e suas facilidades são um caminho sem volta.

Um comentário:

Fernando Silva disse...

Isso significa menos um mecanismo de download para nós, pobres headbangers duros e fudidos. Snif.