quarta-feira, 13 de maio de 2009

DETROIT ROCK CITY (1999)

Dirigido por Adam Rifkim, "Detroit Rock City" conta a saga de quatro adolescentes que não davam a mínima pra febre disco - afinal era 1978, o auge da disco music e John Travolta com seus embalos de sábado. O maior objetivo do quarteto era ver um show do Kiss. E quando tudo estava certo pra cairem na estrada pra Detroit, eis que surgem inúmeras confusões. A primeira acontece justamente com os bilhetes: a mãe de Jam (Lin Shaye) é ultra-mega conservadora e rasga os quatro bilhetes. A partir de então, Lex, Trip e Hawk (Edward Furlong) vão precisar de menos de um dia pra conseguir novas entradas.

Ao longo da empreitada, vão entrando numa confusão atrás da outra, cometendo vigarices, conhecendo pessoas estranhas, se metendo em assaltos, boates, brigas, igrejas e nem mesmo belas mulheres - entre elas, Shannon Tweed, que já saiu na Playboy -, serão capazes de deter os quatro membros da Dynasty (banda cover do Kiss) de assistir ao "melhor show de rock and roll da Terra".

Mesclando "road movie" com comédia adolescente - mas sem as piadas idiotas no estilo "American Pie" -, o filme é repleto de boas idéias e muito rock do início ao fim. A mescla de imagens históricas logo nos minutos iniciais dão um panorama detalhado do que acontecia no final dos anos 70. A renúncia de Nixon, os programas de TV, os embalos e adeptos da disco music se misturam aos comerciais, matérias e imagens do Kiss, fazendo o espectador ter uma baita noção do que foi o impacto dos quatro mascarados no mundo. Outro fator de peso, literalmente, é a trilha sonora que não podia ser outra exceto o bom e velho rock and roll dos anos 70, com Blue Oyster Cult, Black Sabbath, AC/DC, Ted Nugent, T-Rex, Ramones, Thin Lizzy, entre outros.

Indicado para aqueles que adoram o rock and roll e peça obrigatória para os aficcionados e membros da Kiss Army.

Nenhum comentário: