terça-feira, 19 de maio de 2009

INDIANOS SOMOS NOZES

As novelas realmente ditam a moda e os costumes do nosso Brasil varonil imbecil. Basta algum demente viajar em um roteiro torto, confuso, repleto de redundâncias e miopias e lançar seus devaneios na telinha para que todos no dia seguinte comprem as roupas da nova "moda" das nove, repitam os bordões e sigam sua vidinha pressetada na telinha.

A moda do momento é a Índia. Mas já teve épocas em que todos queriam ser italianos, cantar como os italianos (quem se lembra do chato do Eros Ramazzoti? E da Laura Pausini?), andar como os árabes, falar como os marroquinos, quebrar pratos como os gregos e morar no Leblon, coisa que acontece periodicamente. O mais legal disso tudo é quando alguém vira e dispara: "é um meio de conhecer a cultura dos outros lugares!". Mas será que essas pessoas que dizem isso nunca ouviram falar em filmes? Livros? Fotos?

Por mais que os brasileiros fiquem chocados com a realidade indiana e seus costumes, não somos muito diferentes deles, não. Assim como eles, somos um país enorme, multicultural, multirreligioso, calorento pra cacete e repleto de miseráveis. Assim como lá, a desigualdade social é marca registrada. Nossas metrópoles são um verdadeiro inferno - tente usar qualquer transporte público na hora do rush no Rio ou em São Paulo. Nosso cinema é referência e produzimos bizarrices musicais, ou vais me dizer que a Axé Music, Funk, o Calypso e o Zezo são normais? Sistema de castas? Com toda a certeza, o Brasil tem suas castas determinadas há séculos, pois querendo ou não, a sua origem determina bastante coisa e de cara é a primeira barreira a ser quebrada pra atingir algum grau de ascensão social. Ou você ainda crê na história mirabolante do favelado retirante analfabeto, caçula de 12 irmãos que hoje é um poliglota vice-presidente de multinacional? Acredite, o Brasil é tão exótico e pitoresco pros gringos quanto a Índia é para os brasileiros.

Nenhum comentário: