quarta-feira, 24 de junho de 2009

FESTAS JUNINAS

Quando chega o mês de junho no Brasil logo vem a mente as bandeirolas coloridas, fogueiras, mar de barracas repletas de comidas, doces e bebidas típicas, gente nas ruas num clima pacífico e bastante frio. É epoca de inverno e festa junina. Desde cedo, ainda na escola, a gente veste aquelas roupas pra dançar quadrilha e sabe bem que vai ter festa regada. Mas, essa fartura toda tem um motivo: as festas comemoram os dias de Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). Apesar de ser - ao lado do carnaval - a maior manifestação cultural do Brasil, essa herança veio para nós através dos portugueses, que mantém a tradição viva até hoje. Não é por acaso que os dias dos três santos são feriados em Portugal. Mas os lusitanos não são os únicos a festejar pela Europa.

As origens da festa junina nos levam até a Idade Média, quando os pagãos celebravam o solstício de verão. Com o tempo, a festa do "midsummer" foi sofrendo "cristianização" e assim ficou atribuída à festa de São João Batista, que também é celebrado no dia 24 de junho. Como todas as celebrações pagãs tinham a presença de uma fogueira, a do solstício não poderia ser diferente. Daí a origem das fogueiras típicas de São João. Já os outros elementos pirotécnicos - balões, buscapés, fogos, etc. - são todos de origem portuguesa, embora sejam essenciais nas festas pelo Nordeste e em algumas regiões de Portugal. Outro sinal que aponta ao paganismo é o mastro erguido durante a festa para celebrar os três santos. Na Suécia, é comemorado o "midsommar" que, depois do Natal, é a festa mais celebrada no país e tem inúmeras semelhanças com as festas brasileiras.

As quadrilhas foram trazidas ao Brasil pelas elites que importavam tudo que vinha da França. Mesmo assim, ela se popularizou entre as classes mais populares e rurais e a dança francesa cedeu espaço as inúmeras manifestações, danças e ritmos brasileiros. O vestuário campesino é outro sinal de como a população rural acabou recriando as quadrilhas brasileiras a ponto de não ter mais nenhuma semelhança com as francesas. Vale ressaltar que o vestuário rural também é característico em Portugal e na Suécia.

Apesar das festas juninas brasileiras serem tipicamente nordestinas e bastante tradicionais pelo interior do país - principalmente a área que vai do norte do Paraná e vai até Goiás -, lugares como o Rio de Janeiro celebram também devido a influência católica, portuguesa e da migração nordestina. De qualquer forma, é uma belíssima manifestação cultural tanto no Brasil como em Portugal.

Nenhum comentário: