quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ADEUS, DALBORGA!

Depois do Lombardi, mais uma voz do nosso Brasil varonil se cala. Luiz Carlos Alborghetti faleceu nesta quarta feira à tarde em Curitiba, aos 64 anos, vítima de câncer no pulmão. Paulista de Andradina, morava há mais de 20 anos na capital paranaense, foi apresentador de programas de rádio e TV durante 30 anos. Atuou como deputado estadual pelo Paraná por 16 anos, além de ter sido vereador de Londrina por 5 anos. Atualmente, trabalhava na Rádio Colombo e seus programas eram transmitidos via internet, a mesma que fez crescer ainda mais sua popularidade através de vídeos postados no you tube dos tempos em que apresentava o "Cadeia" na TV.

Alborghetti era o mestre. Lembro de ter visto ele pela primeira vez na TV quando seu programa "Cadeia" passou em rede nacional por um tempo. Seus bordões, seus ataques e acessos de fúria descontrolados contra a maldita corja de políticos corruptos e sem caráter, bandidos, vagabundos e canalhas tinham sim sua excentricidade, mas não deixava de ser a mais perfeita representação da indignação de muitos brasileiros cansados de tanta impunidade. Vale a pena por os bordões aqui. Eu vibrava como se fosse um gol quando ele disparava: "Não tem que construir mais cadeias! Tem que construir mais cemitérios!"; "Tá com pena dele? Leva pra tua casa! Põe pra dormir na tua cama!", "Foi pro colo do capeta!", "Peidou pra muzenga", "Bandido bom é bandido morto". Dalborga quebrava fax, telefone, batia com o cassetete que nem um louco, xingava a torto e a direito, mandava recado, não tinha papas na lingua. Ele botava mesmo pra fuder! A identificação foi imediata e desde então o tive como herói.

Com a internet, ficou mais fácil acompanhar o trabalho do mestre. Não me cansava de ver seus vídeos no youtube, reunir amigos e familiares pra ver e, ao mesmo tempo, me divertir e refletir sobre o que ele dizia. Não me arrisco a dizer que Dalborga (como nós os fãs carinhosamente o chamava) era a última reserva moral desse país. Infelizmente teremos muitos casos sujos de impunidade no Brasil. Mas daqui pra frente infelizmente não teremos o Dalborga revoltado pronto pra dizer tudo aquilo que a maioria das pessoas quer dizer, mas não teve coragem de assumir. Descanse em paz, Mestre!

Um comentário:

Unknown disse...

POis é bro, Dalborga era o cara! Lembro de 1900 e muito tempo atrás quando assisti o programa dele a primeira vez , no canal 7 ou 9.

Era moleque e fiquei meio espantado, porém depois vi que o mestre falava o que as pessoas pensavam e não ficava de hipocrisía como a maioria dos comunicadores. O cara soltava o verbo mesmo.

Enfim, ele se foi mas o legado ficará gravado nos pcs de muita gente para periodimente ser "upado" no youtube e similares. heheh

Gostei dos seus textos.
See ya