segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SAUDOSISMOS Pt 4 - ENLATADOS LEGAIS

Levaram José Mojica Marins - ou "Coffin Joe" como é conhecido mundialmente com louvor o nosso grande "Zé do Caixão" - ao cinema para assistir "Lua Nova", esse romancezinho de vampiros emo-neogótico-pseudodark pra lá de fraquinho. Não é necessário dizer que o bom e velho Zé detonou com o enlatado mas vale expor o que o mestre disse: "Não entendo o que as mulheres veem de tão fatal nele! O cara não tem força expressiva, não movimenta os músculos do rosto!". Ao ler os comentários tanto de Mojica quanto dos interneteiros de plantão deixando suas opiniões sobre a matéria, veio à minha cabeça várias ingadações e observações e o desconforto seguido de decepção que, assim como a de Mojica, foi inevitável.

Lembro bem que a minha geração foi aos cinemas assistir "Filadelfia" e ouvia Pearl Jam e Alice in Chains. No Brasil, ainda tinha a Legião Urbana e os Engenheiros do Hawaii na época do power trio. Tudo bem, na época eu tinha uns 12 anos, pirralho, no primeiro degrau da adolescência e nessa fase é normal querer abraçar o mundo, conhecer várias coisas. Logo, é inevitável consumir besteiras já que você ainda está formando sua personalidade e com o tempo, seu senso crítico fica mais apurado para separar o joio do trigo e não ser mais radical. Mas se você entra em contato com coisas de qualidade esse processo ganha agilidade.

É óbvio que existiam coisas patéticas, bandas ridículas e séries idiotas (não sei porque, mas lembrei de Melrose), basta dar uma pesquisada básica que você encontra. Mesmo assim, já parou pra prestar atenção no que os teenagers da época gostavam? As patricinhas ao abrir revistas como "Capricho" e similares afins davam de cara com letras traduzidas de Guns and Roses, Bon Jovi (isso até pouco tempo era comum) Aerosmith, Poison e - pasmem - Skid Row. Sim, as patricinhas abobalhadas gostavam de cabeludos roqueiros e de hard rock farofa. Mas há de convir que a coisa piora a cada dia que passa. A molecada gosta de Fresno, NX Zero, adora a série Crepúsculo, quando gosta de algo diz que "é tudo de bom", exalta um bom mocismo pra lá de hipócrita (leia-se Jonas Bros)e cospe idiotices na web em 140 caracteres. Pensando bem, precisa mesmo de mais? É, estou ficando velho...

Nenhum comentário: