terça-feira, 4 de novembro de 2008

DROPS DE FUTEBOL



Paixão é uma coisa muito interessante. Ela nos leva ao radicalismo, atitudes extremas como o crime passional, nos deixa míopes e porque não completamente cegos. É uma ardência que em certos momentos serve de analgésico de si mesma. E não há esporte no mundo que traga doses cavalares de emoção e paixão como o futebol

No ultimo fim de semana eu vi uma cena que não durou mais que 15 segundos, mas foi o suficiente para minha reflexão e confirmar uma série de pensamentos sobre o mundo do futebol. Como estava sem nada pra fazer, fui assistir o Luciano Huck e de quebra, ver as tais "Musas do Brasileirão". Foi quando o ex-jogador Vampeta retrucou uma brincadeira do apresentador: "Poxa cara, tu acha que eu realmente tô ligando pra tradição? A gente joga e nem sabe a história do clube que a gente tá jogando!"

A frase ficou no ar e muita gente nem deve ter percebido o fato. A frase dita pelo jogador, ilustra a realidade: o que importa é a grana no bolso e não a camisa que está jogando. Que se dane a torcida e se o time atravessa má fase, jejum de vitórias, ganhou N campeonatos, foi a escola do craque que fez história com a camisa amarela. Essa frase poderia servir de alerta pra muita gente, principalmente as torcidas organizadas, que se comem na porrada em clássicos ou ao longo das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro (mas que pode ser também argentino, inglês, italiano...).

Não importa o resultado: o cara tira a camisa, sai do estádio, vai pra noitada, enche o pote, enfia a narina, come quem vem pela frente e engorda a conta bancária. Logo estará num outro time fazendo a mesma coisa, se preocupando somente em saber o nome novo clube. Do outro lado, o que importa mesmo é vestir as cores da organizada, sair na porrada pelas ruas da cidade, quebrar o que vier pela frente, impor o terror sob a bandeira da covardia. Um sacia a fome de grana e sexo. O outro sacia a sede de sangue e reputação. Um farrista travecado de atleta. Um bandido travecado de torcedor. Dois lados completamente diferentes de uma mesma moeda.

Um comentário:

Fernando Silva disse...

Entendeu porque eu não gosto de futebol? Eu vi essa porra, aquele Vampeta é um crioulo escroto e ridículo. Morra.