quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PROLE SABÁTICA - Pt 02

Definir o que é sludge, stoner e doom não é tarefa tão simples, já que são segmentos semelhantes. A linha que separa esses estilos que diversas vezes convergem entre si, é tênue o suficiente para atrapalhar bastante a definição. Poderia-se resumir em linhas gerais assim: guitarras e baixos distorcidos, clima psicodélico, denso e sombrio, andamentos lentos e influência quase onipresente e onisciente do Black Sabbath. Suficiente pros leigos? E pros aficcionados?

Generalizar e ignorar o que de fato caracteriza e enquadra as bandas como stoner ou sludge seria o mesmo que chover no molhado. Se você procurar na wikipédia encontrará, na lista de bandas stoner, sludge e até doom, nomes repetidos: Corrosion of Conformity, Crowbar, Down, Fu Manchu, Monster Magnet, Eyehategod, Electric Funeral... E pra piorar ainda mais a situação, você se depara com "subdivisões do subgênero": southern sludge, sludge doom, stoner metal, stoner doom, sludge stoner... Troque de lugar os nomes e terá um jogo completo pra se divertir e dar gargalhadas com o vício patético dos rótulos.

Começamos então pelo doom. O Doom é uma ramificação que teve origem na Inglaterra, no início dos anos 80. Caracterizado por criar uma atmosfera sombria e obscura, sua principal influência foram os primeiros álbuns do Black Sabbath, que muitos creditam ser o precursor do estilo. Há quem diga que o Wicthfinder General foi o pioneiro, em 82. Mas não se pode esquecer de Saint Vitus e Trouble, ambas dos Estados Unidos. Predominam os tons menores e pesados, andamentos arrastados e as letras abordam temas pessoais, angústia e desespero. Com o tempo, o gênero fundiu-se com outros do mundo do heavy metal, como o death e o black metal e consequentemente, surgiram dezenas de subgêneros.

O Stoner Rock é caracterizado por riffs graves, lentos, pesados, fortes influências setentistas e psicodélicas. A fonte dessas bandas é o hard rock setentista (Black Sabbath, Deep Purple e Blue Cheer, por exemplo) e até MC5 e The Stooges (os proto-punks). Podemos dizer sem pestanejar que o Kyuss foi o precursor do Stoner, com o álbum "Blue notes for the Red Sun". Os ex-integrantes mais tarde formaram o Queens of Stone Age. Outra banda bastante influente é o Corrosion of Conformity. O estilo cresceu bastante nos anos 90, com o surgimento de bandas como Orange Goblin, Down, Spirit Caravan e outras.

Por mais estranho que possa soar, o Sludge é a fusão do heavy metal com o hardcore de NY. Assim como o stoner, é caracterizado por riffs graves, lentos e pesados. Adicione muita cadência, andamentos muitas vezes arrastados, quebrados e atmosfera densa. O predomínio dos down-tempos, a atmosfera pessimista e melancólica (presentes também no doom) mesclados a agressividade do hardcore fazem do sludge um estilo bastante complexo. Podemos dizer que a primeira banda de Sludge foi a "The Slugs" - primeiro nome do Crowbar -, e o Eyehategod. Por ter sua origem na virada dos anos 80 para os 90 em New Orleans, Louisiana e muitas das bandas serem do sul dos Estados Unidos, o sludge sofre influência do rock sulista e do stoner rock, embora não seja uma regra. Um exemplo disso é o Neurosis: apesar de terem começado a carreira tocando HC, os caras redefiniram o sludge adicionando elementos "ambient" e progressivos, além de influenciar uma gama de bandas como Minsk, Isis e Kylesa, tornando assim uma referência quando o assunto é sludge.

Devido as similaridades - tanto no âmbito musical como pela proximidade geográfica - entre o sludge e o stoner há uma espécie de crossover entre os dois estilos. Apesar das semelhanças, o sludge se diferencia por se aproximar de letras politizadas (herança punk, assim como os andamentos d-beat), letras pessimistas que abordam abuso de drogas e a angústia, além de evitar a atmosfera positiva e psicodélica tão presente no stoner.

Resumindo, a receita é essa: junte muitas doses de Black Sabbath, uma pitada de hardcore, muita cadência, colheres de sons melancólicos, arrastados, densos, pesados e pronto: eis o sludge. Depois, você tira o hardcore e substitui por uma pegada setentista e garageira: eis o stoner. Ambos são excelentes pra bater cabeça, beber umas biritas, chapar a mente, cair na estrada... De qualquer forma, a meta aqui foi esclarecer algumas dúvidas, mostrar as origens e dividir informações. Espero ter ajudado. Garimpe as bandas. Se preocupe em curtir bastante o som, que é puro rock and roll! E dons bons!!

3 comentários:

lainevidal disse...

Vc disse q eu não entenderia humpf

Em primeiro lugar, pra mim, Doom é aquele filme com a Maria Fernanda Cândido ? Em segundo lugar pára de onda... tú se amarra no príncipe do funk o meu,o seu, o nosso mc marcinho e fica falando aí dessas bandas cheias de consoante.Eu hein!

p.s: Black Sabbath é a banda daquele mágico??Aquele tal de Ozzie?

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

57 chevrolet code transmission aquest auto pvt 1996 ford transmission foot worship in car auto club hamilton