quinta-feira, 16 de julho de 2009

DIA DO ROCK

No dia 13 de julho se comemora o "Dia Mundial do Rock". A celebração começou em 1985, quando nesta mesma data, foi realizado simultaneamente em Londres e Filadélfia, Estados Unidos, o Live Aid, organizado por Bob Geldof e com a intenção um tanto utópica de acabar com o problema da fome na Etiópia. O evento foi transmitido para diversos países e reuniu um belo cast de estrelas do rock/pop. Em 2005, Bob Geldof retornou com a bela iniciativa do Live Aid e expandiu tudo: das reinvidicações ao cast, das transmissões às cidades sedes.

Durante anos a data recebeu a poeira do esquecimento, sendo lembrada esporadicamente. Com o passar do tempo, as rádios e estações de TV viram na data uma boa desculpa cínica para por na sua grade de programação matérias um tanto equivocadas sobre o assunto e seu riquíssimo acervo roqueiro que estava, assim como a data, recebendo banhos de poeira nas estantes. Nada como uma anistia aos ouvidos.

Há de convir que é sempre bom ligar a TV e ver alguma coisa que preste. Logo, a data serve também para nos livrar, por pelo menos um dia, daquela ditadura tenebrosa do hip-hop americano, com suas Britneys, 25 Cents da vida e tranqueiras afins. Mesmo assim, o rock é grandioso demais pra ser homenageado num dia e quem gosta - assim como eu - desse velho teenager cinquentão, sabe que ele é de fato celebrado todas as vezes em que nos dirigimos aos bares pra assistir uma banda ou simplesmente ter o prazer de beber e se divertir ao som das bandas que tanto admiramos.

Um comentário:

Fernando Silva disse...

Rock you to Hell, dude!