sexta-feira, 17 de julho de 2009

LOS PINCHES CAMPEONES

O Estudiantes calou a boca de 60 mil cruzeirenses e milhões de brasileiros que adoram secar qualquer coisa que venha da Argentina ou fale espanhol e sagrou-se em pleno território inimigo tetracampeão da Libertadores da América. Los pinches - como é conhecido o time e os torcedores do Estudiantes - tiveram de esperar 39 anos por esse momento. A imagem do Verón beijando e levantando a taça certamente ficará eternizada na história do futebol. Já o Cruzeiro, manteve a nova escrita do futebol: times brasileiros amarelando na final da Libertadores.

Brasileiros adoram dizer que os hermanos são arrogantes, marrentos, mas a verdade é que os caras são mesmo estourados, abusados e malandros. E isso é o que mais adoro, quando o assunto é futebol. Nada melhor do você ganhar na casa do seu adversário e nesse quesito, os argentinos são doutores. Quanto menos coisas a favor, melhor. Serve de combustível. O problema é que o futebol brasileiro, passado 40 anos de Libertadores, não aprendeu e continua fazendo vexame. Os números não mentem: a Argentina tem 22 Libertadores e apenas 8 vices enquanto o Brasil tem 13 taças e 15 vices.

O Cruzeiro merecia levar o titulo pra Belo Horizonte? Pela campanha e pelo futebol que jogaram durante a competição, sim. Seria ótimo pro futebol do Brasil. Mas só pelo clima de "já ganhou", pelo menosprezo da própria mídia nacional em relação ao Estudiantes e pela postura apática, nervosa e sem sangue - o Ramires tava com a cabeça na Europa e nem aí pro jogo - a taça está em La Plata merecidamente.

O que falar de dois ou três mil torcedores que encararam mais de 50 horas de estrada e ainda tiveram a disposição de gritar e cantar como se estivessem em casa a ponto de fazer muito mais barulho que os 60 mil cruzeirenses, que estavam no conforto de sua arena/casa? Catimba? Milonga? Arrogância? Fanatismo? Não, meus caros. Eu vejo também a raça, paixão, técnica e uma entrega descomunal em campo. É por isso que eu torço descaradamente pro futebol argentino. Parabéns, los pinches!

2 comentários:

Fernando Silva disse...

Da Libertadores só curte ver as porradas...pelo menos alguma coisa boa!

Fernanda Cockell disse...

Mas Viva La Revolution!!!! _ se escrevi errado permita minha licença poética. Tks ;)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk