terça-feira, 28 de julho de 2009

ABOUT SAUDOSISMO

Segundo o dicionário, a palavra saudosismo significa ter apego ao passado, ter fidelidade a ideias, usos ou costumes que não são mais admitidos ou tendência a elogiar o passado ou coisas relacionadas a ele. De qualquer forma, o saudosismo é uma espécie de virus que todos nós temos e muitas vezes não admitimos. Já os seus sintomas, variam de acordo com a pessoa.

Quando nos remetemos ao passado, lembramos imediatamente que éramos mais jovens e assim tudo parece ter mais cor. A brisa juvenil que as memórias trazem do passado pinta uma aquarela viva, de sabores e cores realçadas, o coração palpita mais forte e um turbilhão de lembranças e bons momentos nos inebria. As dificuldades de outrora já estão superadas, esquecidas, anestesiadas. Como é bom lembrar do passado, ainda mais quando estamos entre amigos. É uma fartura de risos.

O saudosismo apesar de ser benéfico, é por vezes míope. Não lembro de ninguém, ao fazer comparações, dizer que atualmente é melhor que o passado, principalmente quando o assunto é praticidade e comunicação. A telefonia evoluiu muito dos tempos da ficha pra cá, ninguém parece trocar mais cartas na era dos emails, o vinil morreu, o VHS também e hoje em dia podemos conversar e trocar mensagens com pessoas do outro lado do mundo.

Mesmo assim, sentimos saudades do vinil, de certos programas de TV, do VHS, da fita k7, do mundo bipolar, dos vales de papel, de um mundo onde as coisas eram um pouco mais lentas. E todos nós éramos mais jovens. O mundo era mais colorido, mesmo quando as imagens da tv eram em preto e branco. As dificuldades eram mínimas, a vida era mais simples e a gente era feliz e não sabia.

Um comentário:

Fàbio. disse...

Falar do passado sempre é bom, e só de você postar sobre saudosismo já vem lembranças a toda! E falando sobre passado, passado, presente e futuro, no presente ainda existem velhos hábitos que não falham!! Realmente as coisas eram mais lentas, tempos atrás!!

... E ainda aguardo o relógio com marcador 48h!!!