segunda-feira, 23 de junho de 2008

COISAS DA EUROPA

A Eurocopa está acontecendo lá no velho continente e eu aqui no “novo mundo” assisto, sempre que posso, aos jogos. Tudo bem que eu sou louco por futebol, mas confesso que muitos jogos são um pé no saco, principalmente na primeira fase. Pouca habilidade, poucas jogadas de risco e partidas insossas. Como o tempo anda frio, é bom porque essas partidas chatas valem de sonífero e o sono da tarde fica melhor. Mas nem tudo é marasmo. Vale ressaltar que esse quadro não é regra e já assisti jogos excelentes, principalmente na reta final.

Durante muito tempo a imagem das arquibancadas britânicas, sem nada entre o público e o gramado me chamou a atenção. Tudo bem que no passado isso era impossível, mesmo assim, os súditos da rainha souberam sair daquela situação caótica do passado. Mas a cena dos jogadores holandeses comemorando com suas famílias e pegando seus filhos no colo ali no gramado depois do apito final com certeza vai ficar na minha memória por muito tempo.

Organização, educação, pontualidade e obviamente bons jogos formam uma alquimia pra lá de convidativa nesses eventos europeus. Soma-se a isso, os gramados verdinhos, sem buracos, o povo todo ali, torcendo na maior felicidade (e muitas vezes torcedores rivais juntos, mas só na Eurocopa) sem confusão, bebendo as melhores cervejas do mundo, estádios limpos, tudo no lugar, na pontualidade e até mulheres bonitas.

Os europeus aprenderam a ganhar muito dinheiro com futebol. Encararam o fato de que o produto pra ser vendido, precisa de uma bela imagem. Tudo para que você que gosta de futebol faça o simples ato de ligar a TV e ver o jogo: um pontinho a mais no “contador de espectadores” e milhões na conta dos patrocinadores. Uma pena para nós, latino-americanos apenas poder desfrutar via satélite. De qualquer forma, quem consome fica satisfeito. Enfim, Europa.

Um comentário:

Fábio. disse...

E quem diria, somos a "grande" "nação" do futebol...